AMA Matutu

Editado por Com os pés na cabeça às 08:24 Sem comentários

A Associação de Moradores e Amigos do Vale do Matutu (AMA Matutu) apóia o filme Com os pés na cabeça.

O Vale do Matutu é um bairro rural do município de Aiuruoca-MG, e está distante cerca de 17 quilômetros da sede municipal. Compõe a microbacia do Ribeirão da Água Preta, cujos primeiros habitantes, acredita-se, tenham chegado no movimento da atividade mineradora do século XVIII e, posteriormente, da expansão da cultura cafeeira que se abateu na região em meados do século XIX.
A localidade, historicamente organizada em fazendas para a produção agropecuária (café, depois a pecuária leiteira e culturas de subsistência como milho, feijão e mandioca), passa por um processo de transformação a partir da década de 1970 e, principalmente 1980, com a chegada de moradores de origem urbana e com a criação da APA da Mantiqueira que começa a impor um novo modelo de uso e ocupação de solo, já que as formas tradicionais de implantação de pastos e roçados, mediante o desmatamento e a utilização do fogo, se tornam ilegais e cada vez mais coibidas pelo poder público e pelos novos moradores. Estes últimos tendendo cada vez mais a valorizar as áreas de matas e a favorecer o processo de regeneração de antigas áreas devastadas pela cultura do gado.
Ao longo das últimas décadas foi se conformando então uma nova realidade socioeconômica e cultural no Vale, em que moradores de origem urbana e de origem rural vem buscando criar canais de diálogo que favoreçam a formação de uma identidade comunitária única, bem como a organização local em torno dos interesses que afetam a todos na localidade.
Mais informações sobre a AMA Matutu e links úteis sobre a região no blog: http://amamatutu.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário