Projeto

Editado por Com os pés na cabeça às 18:49


Sinopse

Em uma área rural, vive Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador rural, que ajuda a mãe entregando roupas para os seus clientes. Assim, conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região.
Zeco não tem sapatos. Clara tem lindos tênis...

Conceito
O roteiro foi inspirado nas histórias de dois povoados mineiros da Serra da Mantiqueira, na área rural da cidade de Aiuruoca, chamados Vale do Matutu e Vale da Pedra do Papagaio. A região faz parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica, possuindo belas paisagens naturais e conservando um dos derradeiros remanescentes da mata atlântica de altitude.
Os habitantes desta área rural ali se instalaram há um século e viveram sem muita interferência externa, dedicando-se às atividades agropastoris. Algumas décadas atrás, pessoas provenientes dos grandes centros urbanos passaram a visitar a região e acabaram por fixar residência, interferindo na organização tradicional. O contato entre pessoas de cultura urbana e os nativos resultou em uma série de transformações.
Antes da chegada dos forasteiros, soltas pelos terreiros, as crianças cresciam quase sem roupa e acontecia de não usarem sapatos até a adolescência, sendo que os habitantes mais humildes podiam passar a vida sem um calçado. Estes, ao se depararem com o hábito de usar sapatos, o interpretaram a sua maneira.
Especificamente, essa relação desses nativos com os seus sapatos foi o ponto de partida para a realização do projeto. O roteiro apresenta uma história simples, revelando um embate entre o homem rural e o urbano (no caso, um menino do campo e uma menina da cidade).  Além disso, há outros aspectos da cultura rural presentes no filme, como os padrões de comportamentos, as crenças, as instituições e os valores do homem do campo que são universais. O formato curta-metragem presta-se a este tipo de história: pequena no tamanho, porém de grande representatividade dentro do cenário cultural brasileiro.

Personagens Principais
Zeco, 10 anos, estatura mediana, nem gordo, nem magro, tem a pele negra, olhos grandes envoltos por sobrancelhas grossas e longos cílios.

Clara,12 anos, magra e alta, tem a pele branca, a testa grande, olhos castanhos espertos, a boca bem desenhada, o nariz fino e as bochechas rosadas.

Personagens Coadjuvantes
Tide, 40 anos, negra corpulenta com ar bondoso, tem as mãos ásperas, repletas de calos, mas as suas unhas estão sempre limpas.
Doza, 40 anos, negro, tem o corpo magro, mas musculoso, mãos brutas e repletas de calos, pés com a pele grossa.
Tonho, 10 anos, gordinho mulato, com um rosto redondo maroto.