Perfis das Personagens

Editado por Com os pés na cabeça às 19:06

Perfil do Zeco

Zeco é um menino de 10 anos de estatura mediana, nem gordo, nem magro. Tem a pele mulata brilhante que herdou dos pais, descendentes de escravos. Seu corpo pré-adolescente não acompanha os olhos espertos, por conta da timidez. O que não quer dizer que não apronte das suas...

Seu cabelo é mantido rente à cabeça pela mãe zelosa. Tem mãos calejadas, por ajudar o pai na lavoura, e um grande equilíbrio, por ter crescido equilibrando na cabeça as trouxas de roupa que entrega para a mãe lavadeira. Seu pé tem casca grossa, pois nunca calçou sapatos, como seus pais, avós e bisavós. Estuda em uma escola rural, de onde conhece o amigo Tonho.

Sapatos são o seu maior objeto de desejo. Tudo começou com a sua mania de olhar o chão, de gostar das coisas da terra e por conta da sua timidez, mais uma vez a sua timidez. Aprendeu a não olhar os outros nos olhos. Mesmo a mãe, aprendeu a não encarar. Tem o costume de olhar para baixo quando ela ralha com ele - sinal de respeito. Demorou a entender porque as pessoas usam sapatos. Talvez ainda não tenha entendido.  Por isso mesmo deseja tanto um.

Nasceu em região rural de baixa renda em que nem a eletricidade deu as caras. Como seus antepassados, nunca foi à cidade. Seu primeiro contato com o mundo urbano acontece quando uma menina da cidade grande vem passar as férias na região. Ela usa um tênis como ele nunca viu antes.

Perfil da Clara
Clara é magra e alta para a idade que tem, 12 anos. Coisa que agora, na pré-adolescência, começa a incomodá-la. Apesar disso, se sente bonita. É mesmo bonita: tem a pele branca, a testa grande, olhos castanhos espertos, a boca bem desenhada, o nariz fino e as bochechas rosadas. Seus cabelos castanhos cacheados vivem presos em marias-chiquinhas.

Filha única de um casal de classe média, sempre teve de tudo que precisou e um pouco do que não precisava. Apesar de ser filha única, aprendeu a dividir o que tinha com quem não tinha nada.

Clara conhece Zeco nas primeiras férias que passa na nova casa de campo da família. Ela sabia que algumas pessoas têm mais do que as outras, mas se espanta com o fato do menino não possuir nem mesmo sapatos.

Perfil do Tonho
Tonho é um menino de 10 anos de boa estatura e um pouco acima do peso. Tem a pele mulata. É um menino expansivo, muito agitado e arteiro. Ao contrário de Zeco, possui sete irmãos. Tem um conga velho que não tira do pé.

Seus pais tem um pequeno mercado na região, portanto tem um nível médio de vida em comparação à Zeco.

Tonho estuda com o amigo em uma escola rural e é um dos melhores alunos. Tem certeza de que sabe mais do que todo mundo até ver o menino reconhecer as pessoas só pelos sapatos. Se sente desafiado e dúvida com toda convicção. No fim das contas, percebe a paixão de Zeco por sapatos e tenta ajudá-lo na sequência da dança das cadeiras, atrapalhando a Clara.

Perfil do Doza
Doza é um homem mulato de 40 anos, pai de Zeco. Tem o corpo magro, mas musculoso por conta do trabalho pesado na roça desde criança. Tem mãos brutas e repletas de calos. Apesar de vivenciar um cotidiano simples e sem muitos recursos materiais, possui um olhar positivo sobre a vida e tenta trazer um pouco de otimismo para o lar de sua família. Ama sua esposa e seu filho acima de tudo.

Mesmo sem poder comprar um sapato para Zeco, incentiva-o em seu sonho, porque acha que a fantasia faz parte da vida. Neste ponto, a esposa pensa exatamente o contrário. Doza tenta incentivar Zeco quando a mãe briga com o menino por causa de sua fixação por sapatos.

Perfil de Tide
Tide é uma senhora mulata de 40 anos. Tem as mãos ásperas, repletas de calos, mas as suas unhas estão sempre limpas. Não tem muitas vaidades além desta. É uma pessoa prática.

Tide se casou cedo com Doza. Teria uma porção de filhos como as outras mulheres da roça, mas teve dificuldades para engravidar. Só aos 30 anos veio Zeco.

Tide quer o melhor para o filho e acredita que ilusões não fazem bem para ninguém. Ter o pé no chão, sim, é uma qualidade louvável. Acontece que o menino é um sonhador. Vive com a cabeça no mundo da lua, ou melhor, com os pés na cabeça.

Ela e o marido são descendentes de escravos e vivem uma vida simples. Ela é lavadeira, ele trabalhador rural. Nunca tiveram sapatos. Para falar a verdade, não fazem falta.