Direção e roteiro:
2005 - O Som da Luz do Trovão (curta documentário)
Sinopse: “O som da luz do trovão” trata da engenhosidade de Evangelista Ignácio de oliveira, natural de serra talhada, alto sertão de Pernambuco. Desde os anos 60 ele cria e adapta máquinas e instrumentos de gêneros variados. Além das invenções, o cientista Vanja teoriza sobre o universo e os astros, defendendo idéias originais e inusitadas.
*em parceria com Petrônio Lorena.
Prêmios: Prêmio de Aquisição do Canal Brasil no 38º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Menção Honrosa na Mostra do Filme Livre 2006
Prêmio Especial Melhor Curta-Metragem de acordo com o Júri Oficial no Cine-PE 2006
Prêmio ABD – divisão Pernambuco para o Melhor Curta-Metragem no Cine-PE 2006
Prêmio ABD – divisão São Paulo para o Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo 2006
Menção entre os 10 mais bem colocados no júri popular durante o Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo 2006
Menção honrosa no Festival de Filmes do Amazonas 2006
Melhor Curta 35mm no Festival de Cinema de Campo Grande 2007
2004 - Santa Helena em Os Phantasmas da Botija (curta documentário)
Sinopse: O cordelista, a cidade de Santa Helena e seus phantasmas contam uma história sobre a busca pelo ouro, o imperialismo americano e a poesia de cordel.
*em parceria com Petrônio Lorena.
Prêmios: Finalista do Grande prêmio TAM do Cinema Brasileiro
Melhor Filme no 3º Festival de Cinema de Campo Grande/mar 2006
Indicado ao Grande Prêmio Tam do Cinema Brasileiro/maio 2005
Prêmio de Melhor montagem no FLÔ 2005 - Festival do Livre Olhar
2003 -Thiago Visita Raposo Lopes (curta documentário)
*em parceria com Dudu Castelões e Bruno Pacheco
Sinopse: O cotidiano de um bairro residencial e os pequenos dramas de seus moradores, a partir dos encontros e desencontros de quatro pessoas.
*em parceria com Alexandre Guerreiro
1999 - Zé Roberto 00 (curta experimental)
Sinopse: Um novo dia para Zé Roberto.
*em parceria com João Mors e Karen Barros
1998 - Saara (curta documentário)*
Sinopse: uma pequena colagem sobre o universo de personagens singulares que transitam e trabalham na Rua da Alfândega, tradicional ponto de comércio popular do Rio de Janeiro.
*roteiro e co-direção
Direção: Ana Rieper
Direção de Fotografia:
2009 - Rua dos Bobos (média ficção)
Sinopse: Emparedade em sua própria casa, Ella está à procura de um novo lugar para morar e acaba encontrando o apartamento dos seus sonhos na Rua dos Bobos. Não demora a descobrir que caiu em uma armadilha... O cotidiano confunde-se com a fantasia e os medos tomam forma à medida em que os desjos se realizam: personagens se multiplicam, subir uma escada pode levar ao andar de baixo e até os micos são suspeitos.
Direção: Júlia Martins
2009 - O Petróleo Tem Que Ser Nosso - Última Fronteira (média documentário)
Sinopse: O filme tenta responder a uma inquietante questão: diante das gigantescas reservas do pré-sal, que caminho o Brasil vai tomar?
Direção: Peter Cordenonsi
2008 - L.A.P.A. (longa documentário)*
Sinopse: Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, tradicional reduto de sambistas. Hoje é também, ponto de encontro de MCs e do Rap. Neste documentário, artistas como Marcelo D2, BNegão, Black Alien, Chapadão e outros mostram as raízes do bairro tradicional carioca com sensibilidade e bom humor, além de insistir na arte musical ultrapassando as restrições tribais de seu assunto. L.A.P.A - Um filme sobre o bairro da Lapa. Um filme sobre o Rap no Rio.
Direção: Cavi Borges e Emílio Domingos,
2007 - A Grande partida, anos de chumbo (média documentário)
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Francisco Soriano.
Direção: Peter Cordenonsi
2007 - Luto Como Mãe
Sinopse: A cidade do Rio de Janeiro, Brasil é palco de execuções sumarias e arbitrarias cometida por agentes do Estado. Cada morte arrasta consigo a dor de quem fica, afetando todo o seu círculo social, especialmente a família e amigos. O documentário “Luto Como Mãe” centra-se nas histórias destes sobreviventes, mulheres em grande maioria, que lutam por justiça e para saírem da invisibilidade.
Direção: Luís Nascimento
2006 - Memória para Uso Diário (longa documentário)*
Sinopse: Nosso fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido desaparecido político. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vitimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais /RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. Pensam o passado para que se possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente.
Direção: Beth Formaggini
*Fotografia dividida com Cleisson Vidal
Prêmios: Melhor Documentário Júri Popular Festival Internacional de Cinema do RJ 2007;
Melhor Documentário Júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas /RJ no Festival Internacional de Cinema do RJ 2007.
2006 – Doggy, O Cão da Globalização (curta animação)
Direção: Júlia Martins
Sinopse: filmes ousados para quem curte a cena underground. As conseqüências da propaganda na vida sexual das pessoas.
Direção: Christian Caselli
Sinopse: O diabo, cansado de ser superado na maldade pelo homem, resolve ir até o céu para devolver o inferno a Deus. O paraíso é uma fazenda, Deus um coronel. Entre um pedaço e outro de broa, Deus e o diabo conversam sobre a situação da humanidade.
Direção: Alexei Divino
Prêmios: Projeto Premiado - 1º Prêmio Estímulo ao Curtametragem de Minas Gerais
Melhor Roteiro - Guarnicê do Maranhão 2002
Melhor Ator (Samir Hauaji) - Guarnicê do Maranhão 2002
Menção Honrosa - Festival de Cinema de Juiz de Fora
Melhor Roteiro - Guarnicê do Maranhão 2002
Melhor Ator (Samir Hauaji) - Guarnicê do Maranhão 2002
Menção Honrosa - Festival de Cinema de Juiz de Fora
2003 - Amor em 3 Atos (curta ficção)
Sinopse: Em três momentos na vida de um casal, gestos, palavras e ações são os meios para se expressar um sentimento tão complexo como o amor.
Direção: Ana Signorini
2003 - Fé Nunca Mais (curta experimental)
Sinopse: Clips Aleatórios. Regras: 1) Todo material filmado deve fazer parte do clip. 2) Não editar as imagens. Experiência #1: Câmeras subjetivas.
Direção: Christian Caselli
Sinopse: Duas paisagens se confrontam através da intercalação de imagens: a cidade e o meio rural.
Direção: Thiago Almeida Júnior, Alexandre Guerreiro
Prêmios: Melhor Roteiro no 2º Concurso de Roteiros para Curta-Metragens de Juiz de Fora e Zona da Mata/MG.
2001 - Os Donos da Morte (curta ficção)
Sinopse: Brasil, 1975. Dois amigos discutem sobre suas posições políticas. Um deles é intimado a se apresentar no DOI-CODI depois de escrever um artigo contra o regime militar. Baseado na história de Vladimir Herzog.
Direção: Alexandre Guerreiro
Prêmios: Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Universitário/UFF 2001
Melhor Filme no Mostra Curta Cinema do Rio de Janeiro 2001
Melhor Filme no Mostra Curta Cinema do Rio de Janeiro 2001
2001 - Testículos (curta ficção)
Sinopse: O filme se preocupa em responder a uma das maiores perguntas da humanidade: "Que porra é essa?!?”
Direção: Christian Caselli
2000 - Ismael e Scarpino (curta documentário)
Sinopse: Os últimos anos do compositor Ismael Silva narrada pela fotográfo e amigo Clóvis Scarpino.
2000 - O Vestido Dourado (curta ficção)*
Sinopse: Garoto sonha em ganhar concurso e tornar-se 'estrela' de espetáculos de travesti fazendo playback de sua cantora favorita, Maria Bethânia, num vestido dourado.
Sinopse: Um livro passa pelas mãos de quatro personagens que aparentemente não possuem relação entre si.
Direção: Aleques Eiterer
Fotografia dividida com Alexandre Muniz
Edição:
2005 - Fã (curta documentário)
Sinopse: Fãs de cantores que já não estão nas ?paradas do sucesso? há muitos anos falam da fidelidade aos seus ídolos
Diretor: Fabio Lima
Sinopse: Mulheres do Movimento dos Sem Terra - MST - falam sobre o significado o lema 'ocupar, resistir, produzir'.
Direção: Márcia Paraíso
Prêmios: Melhor Vídeo - Festival de Curitiba 1999
Menção Honrosa - Festival do Rosário 2000
Melhor Direção - Festival APTC/RS 2000
Menção Honrosa - Festival do Rosário 2000
Melhor Direção - Festival APTC/RS 2000
5 comentários:
Errata: "Thiago visita Raposo Lopes" é um curta experimental.
O documentário “Luto como Mãe”, apesar de ter pouco espaço no circuito brasileiro já participou de inúmeros festivais de cinema. No último fim de semana ganhou o prêmio de Melhor Documentário do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Digital da Bolívia.
Realizado em Santa Cruz de La Sierra. O filme brasileiro concorreu na mesma categoria com outros seis longas-metragem, duas produções boliviana, duas do Brasil e outras duas da Espanha.
O filme também já participou do 12º Festival de Cinema Brasileiro em Paris, do 1º Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin) realizado em Coimbra, da 3ª Mostra Internacional de Cinema em Língua Portuguesa e da 14ª edição do Festival Internacional do Rio.
Os próximos eventos serão, o Festival Moving Image, em Londres, no IV Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Américas no Rio de Janeiro e no Encontro Internacional de Mulheres de Negro, em Bogotá, na Colômbia.
As próximas exibições do filme serão feita no próximo dia 30 de setembro, às 18h, no Espaço Cultural Queimados Em Cena, na cidade de Queimados (RJ), um dos locais da Chacina da Baixada e em novembro terá uma exibição no dia oito, às 18h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, outra cidade que faz parte da Chacina da Baixada.
Para maiores informações acesse a página do filme na internet: www.lutocomomae.com
Estamos com dificuldades para editar a postagem acima, portanto segue link para assistirem ao curta Dógui, de Julia Martins: http://www.youtube.com/watch?v=zw1Dh-UOtqo
Sinopse do "Dógui": os personagens são desenhados a mão e animados digitalmente sobre cenários reais. O filme conta como Dógui se deprimiu tanto, não agüentou mais a pressão e cedeu ao ódio irracional. E como sentindo-se traído pela sorte, tomou as rédeas de sua vida para si. / The characters are hand drawn and digitally animated against actual backgrounds. The film shows how Dógui got so depressed that he couldnt stand the pressure any longer and gave in to irrational hatred. And how, feeling betrayed by chance, he took matters into his own hands.
Prêmios do Filme SAARA:
Melhor filme na Mostra de Filme Etnográfico de Belo Horizonte em 1998;
Melhor direção no Fest Cine BH em 1999.
Postar um comentário