Conceito

Editado por Com os pés na cabeça às 19:52 Sem comentários

O roteiro foi inspirado nas histórias de dois povoados mineiros da Serra da Mantiqueira, na área rural da cidade de Aiuruoca, chamados Vale do Matutu e Pedra. A região faz parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica, possuindo belas paisagens naturais e conservando um dos derradeiros remanescentes da mata atlântica de altitude.

Os habitantes desta área rural ali se instalaram há um século e viveram sem muita interferência externa, dedicando-se às atividades agropastoris. Algumas décadas atrás, pessoas advindas dos grandes centros urbanos passaram a visitar a região e várias acabaram por fixar residência, interferindo na organização tradicional. O contato entre pessoas de cultura urbana e os nativos resultou em uma série de transformações.

Antes da chegada dos forasteiros, soltas pelos terreiros, as crianças cresciam quase sem roupa e acontecia de não usarem sapatos até a adolescência, sendo que os habitantes mais humildes podiam passar a vida sem um calçado. 

A relação entre nativos e forasteiros e de ambos com seus sapatos foi a inspiração para o roteiro. A história é simples: fala de um embate entre o homem rural e o urbano através do olhar das crianças.  Além disso, há outros aspectos da cultura rural presentes no filme, como os padrões de comportamentos, as crenças, as instituições e os valores do homem do campo. O formato curta metragem presta-se a este tipo de história: pequena no tamanho, porém de grande representatividade dentro do cenário cultural brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário