Editado por Com os pés na cabeça
às 19:52
Em uma área rural, vive Zeco, filho de uma lavadeira e de um trabalhador rural, que ajuda a mãe entregando roupas para os seus clientes. Assim, conhece Clara, menina da cidade grande que passa férias na região. Zeco não tem sapatos. Clara tem lindos tênis...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:52
O roteiro foi inspirado nas histórias de dois povoados mineiros da Serra da Mantiqueira, na área rural da cidade de Aiuruoca, chamados Vale do Matutu e Pedra. A região faz parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica, possuindo belas paisagens naturais e conservando um dos derradeiros remanescentes da mata atlântica de altitude.
Os habitantes desta área rural ali se instalaram há um século e viveram sem muita interferência externa, dedicando-se às atividades agropastoris. Algumas décadas atrás, pessoas advindas dos grandes centros urbanos passaram a visitar a região e várias acabaram...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:50

Para ver mais fotos do Matutu acesse: http://picasaweb.google.com/gliuzzidalmasso/Matutu02?feat=directl...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:49
Atores principais
1. Zeco (10 anos): estatura mediana, nem gordo, nem magro, tem a pele negra, olhos grandes envoltos por sobrancelhas grossas e longos cílios.
2. Clara (12 anos): magra e alta, tem a pele branca, a testa grande, olhos castanhos espertos, a boca bem desenhada, o nariz fino e as bochechas rosadas.
Atores coadjuvantes
3. Tide (40 anos): negra, tem as mãos ásperas, repletas de calos, mas as suas unhas estão sempre limpas.
4. Doza...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:47

O filme será rodado somente em locações, buscando uma caracterização dos espaços próxima a sua realidade. A proposta é filmar a história exatamente no local que a inspirou: o município de Aiuruoca, MG.
A direção de arte trabalhará com a realidade encontrada nas locações escolhidas, fazendo pequenas intervenções de modo a prepará-las para a filmagem. Seguindo o mesmo pensamento, pretende-se filmar os próprios trabalhadores rurais no seu dia a...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:46
Zeco é um menino de 10 anos de estatura mediana, nem gordo, nem magro. Tem a pele mulata que herdou do pai, descendente de escravos. Seu corpo pré-adolescente não acompanha os olhos espertos, por conta da timidez. O que não quer dizer que não apronte das suas... Seu cabelo é mantido rente à cabeça pela mãe zelosa. Tem mãos calejadas, por ajudar o pai na lavoura, e um grande equilíbrio, por ter crescido equilibrando na cabeça as trouxas de roupa que entrega para a mãe lavadeira. Seu pé tem casca grossa, pois nunca calçou sapatos, como seus pais, avós e bisavós. Estuda em uma escola rural, de onde...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:45
Clara é magra e alta para a idade que tem, 12 anos. Coisa que agora, na pré-adolescência, começa a incomodá-la. Apesar disso, se sente bonita. É mesmo bonita: tem a pele branca, a testa grande, olhos castanhos espertos, a boca bem desenhada, o nariz fino e as bochechas rosadas. Seus cabelos castanhos escuros vivem presos em marias-chiquinhas.
Filha única de um casal de classe média, sempre teve de tudo que precisou e um pouco do que não precisava. Apesar de ser filha única, aprendeu a dividir o que tinha com quem não tinha nada.
Clara conhece Zeco nas primeiras férias que passa na...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:38
Tonho é um menino de 10 anos de boa estatura. Tem a pele mulata. É um menino expansivo, muito agitado e arteiro. Ao contrário de Zeco, possui sete irmãos. Tem um conga velho que não tira do pé.
Seus pais tem uma pequena mercearia na região, portanto tem um nível médio de vida em comparação ao Zeco.
Tonho estuda com o amigo em uma escola rural e é um dos melhores alunos. Tem certeza de que sabe mais do que todo mundo até ver o amigo reconhecer as pessoas só pelos sapatos. Se sente desafiado e dúvida com toda convicção. No fim das contas, percebe a paixão de Zeco por sapatos e tenta ajudá-lo...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:38
Doza é um negro de 40 anos, pai de Zeco. Tem o corpo magro, mas musculoso por conta do trabalho pesado na roça que executa desde criança. Tem mãos brutas e repletas de calos. Apesar de vivenciar um cotidiano simples e sem muitos recursos materiais, possui um olhar positivo sobre a vida e tenta trazer um pouco de otimismo para o lar de sua família. Ama sua esposa e seu filho acima de tudo.
Mesmo sem poder comprar um sapato para Zeco, incentiva-o em seu sonho, porque acha que a fantasia faz parte da vida. Neste ponto, a esposa pensa exatamente o contrário. Doza não entra em conflito direto com...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:36
Tide é uma senhora negra de 40 anos. Não seria chamada de gorda, mas está acima do peso que desejaria ter. Tem as mãos ásperas, repletas de calos, mas as suas unhas estão sempre limpas. Não tem muitas vaidades além desta. É uma pessoa prática.
Tide se casou cedo com Doza. Teria uma porção de filhos como as outras mulheres da roça, mas teve dificuldades para engravidar. Só aos 30 anos veio Zeco.
Tide quer o melhor para o filho e acredita que ilusões não fazem bem para ninguém. Ter o pé no chão, sim, é uma qualidade louvável. Acontece que o menino é um sonhador. Vive com a cabeça...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:36

Igreja Nossa Senhora das Dor...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:34
Estamos captando recursos para complementar o orçamento e buscando parcerias para a realização do nosso curta metragem.
Procuramos instituições, fundações, associações, empresas e empreendedores que queiram se juntar ao projeto. As formas de participação podem ser variadas e estar de acordo com as características e possibilidades de cada parceiro. Temos diversas oportunidades de divulgação e marketing vinculadas ao filme.
Interessados em APOIAR, favor entrar em contato através do e-mail: comospesnacabeca@yahoo.com.br.
Necessidades para a Pré-produção
- Apoio institucional
-...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:34

Direção e roteiro:
2005 - O Som da Luz do Trovão (curta documentário)http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=3607Sinopse: “O som da luz do trovão” trata da engenhosidade de Evangelista Ignácio de oliveira, natural de serra talhada, alto sertão de Pernambuco. Desde os anos 60 ele cria e adapta máquinas e instrumentos de gêneros variados. Além das invenções, o cientista Vanja teoriza sobre o universo e os astros, defendendo idéias originais e...
Editado por Com os pés na cabeça
às 19:30
O roteiro para curta metragem entitulado "Com os pés na cabeça" escrito por Gabriela Liuzzi Dalmasso e Tiago Scorza foi selecionado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, através do edital do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Curta Metragem, de Ficção ou Documentário em 2010.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/05/curta-...